Segundo o New Oxford American Dictionary a palavra criatividade é definida como “o uso da imaginação, ou ideias originais…” e, embora o uso de ideias originais possa parecer uma tarefa fácil, você e eu sabemos o quão difícil pode realmente ser.
Simplesmente chegar a ideias criativas pode ser extremamente difícil e demorado, especialmente para - mas não limitado a - profissionais criativos, pois encontrar conselhos sobre como estimular a criatividade é quase tão difícil como achar uma ideia para si mesmo.
Na lista a seguir estão as dez principais maneiras de estimular sua criatividade, aproveite e use esses métodos a seu favor sempre que sua criatividade estiver fraca e faça o melhor para driblar essas dificuldades
10. Leve um bloco de notas com você. Criatividade atinge quando você menos espera, e quando isso acontecer, você precisará estar preparado. Adquira o hábito de carregar um pequeno caderno e uma caneta, ou use seu smartphone ou outro dispositivo para registrar ideias criativas quando eles o atingirem. Mesmo que a ideia pareça inútil na época, tê-la escrita pode ajudá-lo no futuro, quando você estiver com dificuldades para criar ideias criativas. Não diga que você receberá um bloco de notas amanhã, compre um hoje mesmo e encontre uma maneira de levá-lo aonde quer que vá.
9. Dê um tempo a si mesmo. Ser capaz de escrever idéias criativas sempre que você as obtiver é um ótimo começo para estimular sua criatividade, mas - se você é como eu - isso não será suficiente. Para alimentar sua criatividade, você precisa ter tempo para relaxar e encontrar criatividade de modo cotidiano. Se você se sentir sobrecarregado ou estressado, sua criatividade estará correndo devagar; mas se você se sentir relaxado e confortável, sua mente ficará mais aberta a novas idéias criativas.
8. Sacuda seu pensamento. Outra ótima maneira de alimentar a sua criatividade é fazer o que o teórico Chuck Green chama de pensamento “sacudido”. É uma técnica que permite que você desenhe ideias criativas de tudo ao seu redor, aplicando restrições ao seu pensamento. Veja como você faz isso: quando você precisa de uma, simplesmente feche os olhos, mude de perspectiva ou mude de perspectiva, abra os olhos e, em seguida, a primeira coisa que você vê quando abre os olhos é o assunto; tente criar uma ideia criativa relacionada que incorpore o item - ou a finalidade do item. O pensamento sacudido baseia-se no simples fato de que a liberdade freqüentemente dificulta a criatividade.
7. Exercite seu cérebro. Seu cérebro, assim como seus músculos, precisa ser trabalhado de tempos em tempos; exercitar seu cérebro permite que seus níveis de criatividade aumentem - como músculos ficando maiores. A melhor maneira de exercitar seu cérebro é ler ou ter discussões extenuantes. Deixar seu cérebro ficar preguiçoso assistindo muita TV ou sentado na frente do computador o dia todo o torna fraco, e seus níveis de criatividade serão um pouco afetados. Trabalhar o seu cérebro de vez em quando irá ajudá-lo a ter ideias melhores, mais originais e criativas quando mais precisar delas.
6. Faça muitas perguntas. Fazer perguntas - mesmo aquelas que não são relacionadas ao que você está fazendo - provou que isso estimula a criatividade. Você pode não perceber, mas quando você se faz perguntas, você está criando um mapa mental e classificando milhares de idéias com cada pergunta que faz. Fazer um monte de perguntas significa muito mapeamento mental, e muito mapeamento mental equivale a muitas novas idéias criativas para se trabalhar. Portanto, não tenha medo de fazer perguntas, na verdade: faça muitas perguntas a cada chance que tiver.
5. Preste atenção ao que os outros estão fazendo. Uma ótima maneira de alimentar sua criatividade é encontrar inspiração no trabalho de outras pessoas. Isso não significa que você sente, avalie e duplique o trabalho de outras pessoas; significa simplesmente que você precisa prestar atenção ao que os outros estão fazendo com seu trabalho e observar as mudanças que eles fazem com o tempo. Muitas vezes você será capaz de encontrar padrões na criatividade dos outros que realmente irão abastecer os seus. Um ótimo exemplo é a mudança no design da web: as páginas da web costumam estar cheias de imagens animadas e toneladas de texto e efeitos sonoros, e agora as páginas da web mais simples e mais limpas são a moda. Não copie a criatividade dos outros, mas preste atenção ao que os outros estão fazendo e tente encontrar maneiras de melhorar seu trabalho.
4. Não se contente com uma ideia. Outra ótima maneira de alimentar a sua criatividade é não se contentar com apenas uma ideia quando você ataca. Em vez disso, pondere vários caminhos e anote-os no bloco de notas, faça perguntas frequentemente e expanda ao máximo o que puder. Por ter muitas ideias criativas, sua solução está fadada a ser ótima. Assim como disse Linus Pauling “A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas ideias.”
3. Seja aleatório. A criatividade é melhor alimentada quando é controlada por inibições aleatórias - e é por isso que há um grande equívoco sobre as drogas que alimentam a criatividade. A maneira como você pode colocar inibições aleatórias em sua criatividade - além de sacudir seu pensamento (como mencionado no tópico 8) é usando um gerador aleatório de idéias. Como folhear um dicionário para encontrar palavras aleatórias, em seguida, tentar chegar a tantas idéias ligadas ao tema aleatório. Ao limitar a sua criatividade ligeiramente a algo completamente aleatório, você está realmente alimentando-a.
2. Seja confiante Uma das maiores lutas que as pessoas têm ao tentar estimular sua criatividade - e uma questão com a qual tenho tido grandes problemas como profissional criativo - é estar confiante em suas habilidades criativas. A confiança é necessária para criar ideias notáveis. Se você não acha que pode fazer isso, não vai. Ter confiança em você habilidades criativas lhe permitirá realmente pensar fora da caixa, e aceitar idéias que podem originalmente parecer muito arriscado (lembre-se, se você não está disposto a assumir riscos criativos, você não está realmente sendo criativo).
1. Pare de se preocupar com riscos. Embora seja necessário ter confiança para criar ideias realmente boas, usar essa confiança para entrar em novas ideias é igualmente importante. Criando idéias incrivelmente notáveis só pode ser alcançado por ser confiante em suas habilidades, correr riscos e saltar para a direita dentro O primeiro vôo dos irmãos Wright é um grande exemplo de saltar direito para idéias ousadas. Não se preocupe muito com os riscos, qualquer ideia criativa vale quase sempre qualquer repercussão.
Com os tópicos expostos acima, completamos uma lista de meios viáveis capazes de estimular sua criatividade e se você está tendo problemas com sua criatividade, recorra a essa lista para obter ajuda e inspiração.
Créditos: Fuel your creativity