Segundo os japoneses, todos nós possuímos um Ikigai, que pode ser traduzido como uma razão de ser, um objetivo e propósito na vida. Para descobrir qual é o seu, requer uma profunda busca em si mesmo.
“Apenas em meio à atividade desejarás viver cem anos.” Provérbio Japonês
O Ikigai está altamente ligado à longevidade, pois o Ikigai é a essência, a felicidade de cada um, é o equilíbrio em todas as vertentes da vida, como: o que ama fazer, o que precisa fazer, sua missão, vocação e paixão... É a razão pela qual acordamos todas as manhãs.
Os japoneses, povo com maior longevidade, atrela o Ikigai em seu modo de viver, trabalhar, se alimentar... Como falado no post sobre a culinária japonesa, eles se alimentam até estarem 80% satisfeitos; não têm em mente um “se aposentar”, já que trabalham com o que gostam e até onde sua saúde permitir; trabalham também a redução de seus estresses, pois, este estresse é um suposto assassino de suas longevidades.
Outra coisa muito praticada por eles são os exercícios do Oriente, como: Radio Taissô, Ioga, Saudação ao Sol, Taichi, Shiatsu, entre outros, com o ideal de que esses exercícios favorecem a saúde e longevidade.
Por fim, encontrar seu Ikigai é se auto reconhecer e trabalhar todas suas atividades e afazeres para uma vida longa e feliz!
E você, já parou para fazer a busca interior de qual é seu Ikigai?
Fonte de inspiração: http://despertarcoletivo.com/ikigai-como-descobrir-o-nosso-proposito-de-vida/
http://bemyselflife.hatenablog.com/entry/2018/01/26/230815
http://www.bbc.com/capital/story/20170807-ikigai-a-japanese-concept-to-improve-work-and-life
https://amenteemaravilhosa.com.br/ikigai-descobrir-propositos-de-vida/