Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
BACK

Inspiração para empreender

Inspiração para empreender
vinicius rech
Apr. 29 - 7 min read
000

Tudo ao nosso redor pode provocar reações criativas, gerar insights e promover inovações dentre os mais diversos setores. Mas para tentar facilitar este processo é interessante e inteligente saber onde procurar, para ficar de olho confira essas 7 dicas bacanas abaixo:


1 - Formação acadêmica

Sua formação e busca por informação aprofundada nunca impedirá a criaçao, muito pelo contrário, sendo bem utilizado pode ser uma excelente ferramenta para o seu crescimento profissional. A implementação do que é estudado transportado para o campo de atuação é uma prática que deve ser sempre implementada.


2 - Experiência profissional e laboral

O conhecimento e a informação de um setor específico, além das capacidades técnicas e operacionais baseadas na experiência, podem ajudar a definir oportunidades de negócios. Por exemplo, um chef de cozinha que trabalhou muitos anos num restaurante poderá ter sucesso se abrir o próprio negócio.

 
3 - Mudanças sociais do meio ambiente

Na sociedade onde os requisitos e as necessidades da população estão em mudança constante, a criação de ideias inovadoras permite a sobrevivência e a origem de novas organizações. Por exemplo, com a incorporação da mulher no mercado de trabalho, surgiu mercado para serem criadas muitas empresas que cuidam de crianças.


4 - Diversidade de formas de entretenimento

A procura por atividades de lazer, culturais e artísticas de boa qualidade gerou uma variedade de negócios, com foco num segmento específico. Por exemplo, empresas dedicadas ao ensino de técnicas de navegação, agências e centros de turismo rural, alojamentos em casas rurais, oficinas de artesanato, salas de exposições de arte, espetáculos para festas infantis, etc.


5 - Desenvolvimento de novas tecnologias

A Internet estimulou a criação de diferentes formas de fazer negócios. Empresas que utilizam a rede como meio de trabalho, o comércio eletrônico, os mercados virtuais, a publicidade online, estão muito em voga e têm conseguido bons resultados.

6 - Especialização das empresas

Transpor tudo o que é de conhecimento em uma área específica para concentrar forças em um negócio torna a oferta de serviços com propriedade e segurança muito maior.   É o caso das empresas que produzem bens finais (alimentos, roupas, etc.), empresas que fornecem segurança, limpeza, logística, tecnologia da informação, etc. 

7 - Publicações especializadas

Pode utilizar revistas, publicações especializadas, seções de negócios nos jornais e especialmente a Internet para encontrar ideias de negócios.
Não importa qual o nicho de atuação ou o tamanho da empresa, contar com um plano de negócios e seguros empresariais é essencial para garantir que o seu negócio cresce de forma sustentável e com um risco reduzido. O empreendedorismo deve ser levado a sério, já que, se tudo correr bem, poderá construir uma futura carreira de sucesso.

Como pensar rumo as inovações

Por mais estranho que possa parecer não pensar em ideias de negócios de forma direta pode ajudar para o afloramento delas para um real implantamento das mesmas. Segundo Paul Graham, cofundador de uma das mais famosas aceleradoras de startups americana, as melhores ideias normalmente são aquelas chamadas de orgânicas. Ou seja, insights que crescem de forma natural da experiência das pessoas.

Outro ponto forte é ser um aficcionado (a) por resolver problemas diários sejam eles grandes e complexos ou pequenos e simples. Para que possa visualizar melhor o que quero dizer, pegue uma folha em branco e escreva no topo dela “Eu odeio quando…” e escreva tudo que te incomoda. Muitos desses problemas podem virar produtos ou serviços, afinal, o seu descontentamento com algum produto e serviço, provavelmente, é uma dor compartilhada por muitas outras pessoas.

Pense no futuro para que possa compreender o que falta nele e consiga apontar tendências antes que os outros 

Mais uma dica decisiva para seu sucesso no mundo dos negócios é se aprofundar em um nicho de mercado do qual tenha muito embasamento e que goste de tudo o que se relaciona a ele!!

Por último e com certeza de grande importância 

Aprimorar ideias de terceiros  também é uma prática que é vista no mercado. Picasso e Steve Jobs são grandes exemplos disso, então quem disse isso ser um problema ou empecilho para nós realizarmos? AHH mais um detalhe foque nas áreas que estão precisando de projetos e novidades urgentes e não deixe escapar possíveis insights vindos de outros setores.

Exemplos de sucesso e inspiração

Deiverson Migliati já entrou na idade adulta endividado. Aos 18 anos, contraiu uma dívida com o Fies para conseguir pagar a faculdade. Com o objetivo de crescer na vida desde quando era criança, o ex estagiário na varejista Casas Bahia e franqueado de redes como Subway e KFC , chegou a franqueador de uma marca que faturou R$ 10 milhões em 2017. Estamos falando do Sterna Café, rede de cafés que se propõe a oferecer café especial brasileiro, além de grãos de diversos países do mundo e técnicas internacionais de preparo da bebida. Criada em 2015, a rede tem 33 unidades. 
Outro case de sucesso é o designer, marqueteiro e publicitário Alfredo Soares, ao começar empreender, ele não imaginava que teria uma startup de comércio eletrônico – e muito menos um negócio de 14 milhões de reais com a empresa Xtech Commerce .

Em 2014, Soares teve de escolher se mantinha um negócio rentável de marketing na internet ou se apostava na tendência de plataformas padronizadas para lojas virtuais. Optou pela segunda alternativa.
O setor já estava povoado de empresas nacionais e internacionais de peso, mas o empreendedor decidiu trazer seus conhecimentos em marketing para a jogada – e fez isso sem pedir nenhum investimento externo para sustentar o crescimento da empresa, prática conhecida no mundo empreendedor como bootstrapping.
 
Outra situação recorrente para ideias de negócio, muitas vezes, escondem-se debaixo dos nossos narizes – A vida da estudante Carolina da Costa mudou ao perceber que transformar seus populares brigadeiros em uma fonte de renda. Cozinhava de noite e vendia no dia seguinte, na sala de aula. Em dois meses, obteve quatro mil reais para abrir a empresa, comprar um domínio e estabelecer o primeiro contato com fornecedores.

Foi o primeiro funding do seu novo negócio, chamado LaPag: uma startup que aposta no nicho para bater maquininhas de gigantes como Cielo, PagSeguro e Rede. O negócio ainda é pequeno, com 100 clientes na carteira, mas já atraiu os olhos de investidores como Renato Freitas, um dos fundadores do aplicativo de mobilidade 99(o primeiro unicórnio brasileiro).

Procure seus meios, métodos, ambientes de busca por insights mais efetivos e prazerosos, além do contato com pessoas de diferentes áreas para conseguir observar o máximo possível e conseguir alcançar resultados que possam inspirar outras pessoas assim como estas pessoas conseguiram.

Gostou do texto? Se sim compartilhe aqui na comunidade do Entorno Criativo novas histórias que conheça e vamos juntos inspirar uns aos outros!!

Fontes de Inspiração:

https://exame.abril.com.br/pme/quer-inspiracao-veja-as-10-melhores-historias-de-empreendedorismo-do-ano/

https://endeavor.org.br/inovacao/10-maneiras-empreender/

http://noticias.universia.pt/emprego/noticia/2018/04/26/1159079/7-fontes-inspiracao-encontrar-ideias-negocios.html

 


Report publication
    000

    Recomended for you