Filmes, novelas e séries influenciam amplamente o comportamento do público impactado e isso não é segredo para ninguém a bastante tempo. Um grande exemplo de tendências apontadas para moda é a série ‘La casa de Papel’ da Netflix.
A série retrata o maior roubo da história da Espanha, onde um grupo de ladrões se tranca com reféns na Casa da Moeda para produzir seu próprio dinheiro. La Casa de Papel traz personagens exóticos e marcantes, desde suas personalidades e atitudes até suas roupas e acessórios que devido ao sucesso da trama, foram inspiração para várias lojas e profissionais do ramo ao redor do mundo, como é o caso da marca Shafa, loja online de roupas, sapatos e acessórios.
Os fãs da loja e da marca conseguem encontrar desde vestidos em couro fake, blusas, casacos, saias, calças, leggings, até acessórios como bolsas e bijuterias em geral, tendo uma grande variedade de sapatos, sandálias, chinelos e demais tipos de calçados.
Outro fato marcante na série é a presença dos macacões usados e nas máscaras com o rosto do pintor Salvador Dalí, a cor vermelha se tornou inspiracional em 2018, trazendo macacões, vestidos, bodys, casacos, saias e também botas de inverno, todos os modelitos com tons de vermelho trouxeram linhas de produções dentro das mais diversas marcas.
Como já sabido, as produções audiovisuais não influenciam somente nas roupas e sapatos, mas também nos cortes e estilos de cabelos, o maior caso que evidencia isso foi nos anos 90, quando muitas mulheres aderiram o permanente para estarem próximas do visual de Julia Roberts em sua atuação no clássico filme ‘Uma Linda Mulher’, tornando febre, principalmente no Estados Unidos, pintar as madeixas também no mesmo tom de ruivo da personagem.
Atualmente, o mesmo fato ocorre em La Casa de Papel com a personagem Tokio, codinome utilizado por uma das criminosas, sendo uma das personagens mais copiadas nos salões de beleza, impactando fortemente o público feminino jovem, com seu cabelo chanel de franja em tom de castanho escuro, por fim o uso de acessórios como uma gargantilha e batom vermelho combinam com sua personalidade forte e enigmática que também virou mania em vários países.
Úrsula Corberó atriz que interpreta Tókio em La Casa de Papel.
Pode-se perceber ao visualizar um cenário , que tudo em uma produção com essa proporção têm pensamento voltado não só para o enredo propriamente dito, mas também para as influências dos mais diversos tipos que podem gerar para com a sociedade, sendo desde roupas até estilos de vida.