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Projetos culturais em todo o país visam negócios criativos e rentáveis

Projetos culturais em todo o país visam negócios criativos e rentáveis
O Penal Creative
Apr. 17 - 9 min read
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Cachorros correndo, brincando e se divertindo. É o que mostra o vídeo feito por Isabella Góis, 28, empresária, para divulgar o hotel de cachorros que abriu. Até a semana passada, Isabella não conseguiria produzir um vídeo, mas ela é uma dos quase 400 jovens de 15 a 29 anos que participaram das oficinas oferecidas pela Casa de Criatividade e Inovação, um projeto criado em novembro do ano passado pelo Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap) com o apoio do Governo do Distrito Federal.

Durante todo o ano, o Iecap oferece vários cursos gratuitos, como os de muai-thai, massoterapia, empregabilidade, culinária sustentável. “Queremos oferecer novas oportunidades para transformar estas vidas”, afirma Renata de Oliveira, presidente do Iecap, que administra o Centro de Juventude da Estrutural.

Entre muitas tentativas de descobrir qual empreendimento apostaria na vida, a moradora de Arniqueiras, há seis anos, começou a oferecer o serviço de passear com cachorros. Isabella conseguiu, então, dar outro salto e abrir um hotel para os bichinhos. Acostumada a lidar com os animais, o maior desafio no trabalho era a divulgação do empreendimento. A oportunidade de aprender produção de vídeo com um profissional a deixou empolgada.

O objetivo da Casa de Criatividade, que terá continuidade em Samambaia, entre amanhã e sexta-feira, é trabalhar com os jovens a economia criativa. “A criatividade é o começo, a inovação é transformá-la em dinheiro”, explica Mirian Magalhães, consultora das oficinas e diretora da Associação de Culturas Gerais. Segundo ela, após o carnaval, ainda haverá um encontro para ensiná-los a precificar a arte deles e para lançar um catálogo virtual com os melhores produtos.

Vídeos só com o celular

Graças às aulas de produção de vídeo de bolso, Isabella aprendeu da filmagem à edição com o videomaker voluntário Enzo Nogueira. “Eu estava precisando melhorar a imagem do meu serviço na internet”, destaca Isabella. Para Enzo, ensinar aos jovens a trabalhar com vídeos é uma forma de promover inclusão social e econômica. “Os vídeos dão voz a eles”, comemora.

Enzo teve seu primeiro contato com o audiovisual depois de trabalhar como sonoplasta. A parte visual veio depois, por meio de cursos técnicos e de estágios como editor de vídeo em produtoras da capital. Em 2012, ele adquiriu sua primeira câmera fotográfica e aprimorou seus trabalhos incrementando criatividade em sua paixão. Para lecionar, foi um pulo. Mas precisava de uma plataforma que todos pudessem manusear. “Eu precisava ensiná-los a trabalhar com equipamentos acessíveis, então, pensei no celular, que todos têm. Deu certo”, explica.

Grafite

Paralelamente, o projeto também deu oficinas de grafite com os grafiteiros brasilienses Yong,  autodidata e que tem uma década de estrada com exposições em Miami e Orlando, e Neew, formado em design gráfico e também conhecido pelo uso de técnicas especiais como acrílico sobre tela, ilustração digital e customização. Entre as alunas está Larissa Campos, 17.

A adolescente sempre gostou de desenhar e talento não lhe falta. Mesmo assim, terminou o Ensino Médio no ano passado e ainda está “em busca de fazer da arte a minha profissão”. Desenha rostos, árvores, ambiente. “Tudo que vejo, eu desenho. No ônibus, vou desenhando as pessoas, as paisagens”, afirma. Ela grafitou caixas de madeira, latas de tinta e também azulejos inspirados na obra de Athos Bulcão. Raíssa Alves, 21, também participou da oficina e conta que, além de estudar, canta e interpreta em um grupo de teatro. “Eu gosto de trazer coisas diferentes para os meus projetos artísticos e o grafite pode ser cenográfico também”, explica.

A ideia de incluir na oficina um elemento bem brasiliense, como os azulejos, veio do estilista Ronaldo Fraga, consultor agregador e curador da Casa de Criatividade e Inovação. “Eu sugeri isso porque o conceito dos azulejos é de uma obra destinada a prédios públicos, aos quais todos têm acesso, mas que muitos aqui não conheciam”, explica.

Papel machê 

O artista paraibano Babá Santana é um decorador e cenógrafo cuja obra é definida como arte popular urbana. Desde 2002, ele dedica-se à produção de bonecos de papel machê inspirados no universo circense. Participou de exposições em diversas cidades brasileiras e no exterior. Ele veio à capital ensinar os jovens da Estrutural. “É um presente contribuir com a formação desses jovens. Tirá-los da ociosidade e vê-los mais felizes”, afirma o artista. Para as oficinas na Casa de Criatividade e Inovação, ao lado de Ronaldo Fraga, decidiu que os alunos fariam cachepôs com rostos, poderia ser os deles mesmos, ou caricaturas, ou de qualquer pessoa.

João Carlos Silva Gomes, 21, faz um curso de massoterapia no Centro de Juventude da Estrutural e resolveu investir em arte também. Nunca tinha trabalhado com artesanato, até participar da oficina de papel marchê.

Em sua obra, ele fez um índio, para resgatar as próprias origens. Trabalhou nela a semana toda. “O mais interessante é trabalhar com um material que seria descartado (papel reciclado) e eu poder gerar renda com ele”, comemora. “É algo marcante para a vida deles. Eles nunca mais vão querer ver papel na rua”, garante Babá.

Serviço

Oficinas de vídeo de bolso e de grafite

Onde: Centro de Juventude de Samambaia — QS 402 — Samambaia Norte

Inscrições: no site www.iecap.org.br e no Instagram: @iecap.instituto

Horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Projetos culturais premiados 

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Em março deste ano aconteceu o SXSW, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do mundo. Este ano, durante o festival, aconteceu a 22º edição do prêmio anual de inovação interativa SXSW apresentado pela KPMG, que tem como objetivo reconhecer os desenvolvimentos tecnológicos mais interessantes do mundo conectado.

Diversos setores englobando infraestrutura, serviços, tecnologia e muito mais foram parabenizadas e contempladas com este importante prêmio de renome e peso mundial. 

Confira abaixo a lista dos trabalhos reconhecidos dentre as categorias analisadas: 

AI e Machine Learning

In – Dispositivo inteligente que utiliza visão computacional, Machine Learning e reconhecimento de movimentos corporais para monitorar ambientes médicos.

Health e BioTech

Butterfly – Democratiza os serviços de saúde, tornando as imagens médicas acessíveis a todos ao redor do mundo.

Inovação em conectar pessoas

Living First Language Platform – A ALNF existe para ajudar as pessoas que tem dificuldade de leitura e escrita aumentando os níveis de alfabetização nas comunidades mais marginalizadas da Austrália. Por meio de seis programas principais e vários projetos comunitários pontuais, o ALNF oferece financiamento, treinamento, apoio e recursos para indivíduos, famílias e escolas.

Música e Inovação

Nuraphone – Único fone de ouvido do mundo que aprende e se adapta automaticamente à sua audição exclusiva.

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Nova Economia

Clear – Em vez de usar documentos de identificação tradicionais, o CLEAR usa dados biométricos – seus olhos e pontas dos dedos – para confirmar que você é realmente você.

Robótica e Hardware

Aflac –  Com quatro patentes pendentes, movimento e emoções realistas e um aplicativo de realidade mista, esse inovador robô social usa brincadeiras interativas para ajudar a distrair as crianças que lidam com o câncer.

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Cidades Inteligentes e Transporte

Paper Less – Em 2021 o governo de Dubai ficará completamente livre de papéis, eliminando mais de 1 bilhão de pedaços de papel usados ​​para transações governamentais todos os anos, sua estrutura que ajudar nesse processo.

Impacto social e cultural

Aira – Serviço que fornece aos cegos ou deficientes visuais acesso instantâneo a agentes treinados que fornecem informações visuais objetivas.

Design especulativo

Argus – Monitoramento da água através de nanossensores dentro de plantas.

Inovação Estudantil

Brane Interface – Liderada por uma aluna do ensino médio de 16 anos, a Brane Interface é uma startup de tecnologia que trabalha para desenvolver uma interface cérebro-computador compacta e de baixo custo que pode operar sem a necessidade de estar em contato direto com o cérebro.

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Estilo e tecnologia vestível

Eargo – Aparelhos auditivos de última geração quase invisíveis e praticamente sem peso.  O lema da empresa representa sua inovação "Acreditamos que as pessoas não devem sentir que precisam de um aparelho auditivo. Eles devem sentir que eles querem um".

Experiência de Mídia Visual

Westworld – site onde os hóspedes em potencial para o Westworld (parque de diversões futurista e ficcional) podem ver a disponibilidade, reservar sua estadia e perguntar a um anfitrião, Aeden, dúvidas sobre o parque.

VR, AR & MR

Fundamental Surgery – Uma empresa liderada por especialistas em treinamento cirúrgico e tecnólogos de ponta. Sua missão é levar a simulação para as mãos de profissionais da área médica em todo o mundo, usando o software mais recente combinado com tecnologia de baixo custo e prontamente disponível.

Trabalhos, cada um a seu modo e propósito, que impactam a sociedade de forma decisiva em seus respectivos ramos de atuação

E você ficará de braços cruzados esperando a chance passar ou colocará a mão na massa e o cérebro para rodar? Inspire, transpire e trilhe os caminhos para inovar

Fontes de inspiração:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/02/17/interna_cidadesdf,738009/projeto-cultural-visa-trabalhar-a-economia-criativa-de-jovens-do-df.shtml

https://startupi.com.br/2019/03/conheca-projetos-inovadores-premiados-durante-o-sxsw-2019/

 


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