O clima informal e os escritórios que se parecem mais com bares e restaurantes, sempre foram um dos maiores atrativos para quem pensa em trabalhar com startup. Apropriando se de um modelo que teve origem nas empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos, encontrar locais de trabalho com guitarras, mesas de sinuca, happy-hour, videogames e afins não são mais novidade no mercado.
Assim como o estilo de gestão, possuindo a ideia de oferecer espaços que visam transmitir ao mercado uma sensação de maior descontração e abertura da empresa para com seus funcionários e parceiros.
Com o crescimento e maior espaço gerado no Brasil, alguns negócios podem ser citados como exemplos de sucesso nesse âmbito comercial e empresarial, sendo eles: a 99 Jobs, que por meio de um site de recrutamento e com sede física em São Paulo, disponibiliza uma comunidade de carreira aos profissionais que estejam inquietos com a mesmice de seu trabalho, além de promover um movimento chamado Faça o Que Você ama. Com isso o processo de produção em seu ambiente de trabalha se dá através de uma dinâmica onde os profissionais não possuem estações de trabalho fixas podendo utilizar os diversos ambientes disponíveis.
Espaço de trabalho e compartilhamento de ideias na sede da 99 Jobs
Já a Pmweb, empresa com escritórios em São Paulo e Porto Alegre, voltada para o data driven marketing e apaixonada por CRM. Conta com especialistas em criação, estratégia e tecnologia para ajudar as marcas a criarem relacionamentos diretos e sólidos com os seus consumidores. A empresa conecta o cliente para com a conversão, buscando a otimização da experiência e dos lucros através da visão total e ampla por parte dos consumidores, podendo ser considerada uma mistura de agência de comunicação e de consultoria que trabalha para aproximar as empresas dos seus clientes através de estratégias de marketing online.
Sala temática da companhia
Um terceiro modelo de marketing digital que repercutiu bons resultados e que pode ser observado é o case da empresa Geekie, que busca contribuir na educação, desde 2011, fazendo uso da tecnologia como instrumento e facilitador no processo de ensino, buscando dessa forma melhorar a educação brasileira por intermédio de aplicativos e plataformas digitais em parceria com professores, pedagogos, gestores e estudantes, alcançando assim mais de 5 milhões de alunos em mais de 5 mil escolas por todo o Brasil.
Logo da empresa do ramo de tecnologia e educacao
Outra empresa que impactou com força o mercado foi a Dafiti, com escritório localizado na capital São Paulo, onde mesas compartilhadas e trocas diárias em busca de novas possibilidades sendo o diferencial no ambiente de trabalho, proporcionando ao site de comércio eletrônico, exposto no mercado desde o dia 24 de janeiro de 2011, vender em grande escala, inicialmente apenas calçados, mas depois expandindo para demais produtos de moda. Com intuito de oferecer aos consumidores através de poucos cliques o melhor da moda de uma maneira inovadora, leve, divertida e descomplicada, apresenta-se nessa plataforma calçados, roupas, bolsas, acessórios, produtos esportivos, de beleza e decoração para todos os gostos e bolsos, sendo possível comprar mais de 900 marcas e escolher dentre mais de 100 mil produtos variados, superando assim lojas físicas e demais sites do ramo, permitindo dessa maneira aos clientes uma experiência de compra e atendimento satisfatória e prática.
Lound na sede da empresa Dafiti
Um último case que repercutiu no cenário nacional foi a empresa Bidu, fundada em 2011 e localizada no bairro Cidade Monções, em São Paulo e com uma plataforma online que visa ampliar e melhorar a recomendação, comparação e contratação de seguros e serviços financeiros. A instituição, juntamente com o endereço eletrônico, prestam suporte para mais de 8 milhões de pessoas possam comparar preços e coberturas de diversos tipos de seguro, como por exemplo seguro auto, seguro viagem, seguro residencial, seguro de vida e seguro de saúde, além de diferentes produtos financeiros, como cartões de crédito, opções de financiamentos, consórcios e empréstimos, ajudando as pessoas a tomarem as melhores decisões financeiras ao longo de suas vidas, apresentando por meio de tecnologia conteúdos objetivos e confiáveis.
Mesas compartilhadas em sede da Bidu