Quanto tempo você acha que é necessário para aprender algum jogo? E se for especificamente xadrez? Considerado de alta complexidade pela grande maioria das pessoas? O esporte da mente, assim conhecido, sofreu um impacto de proporções ainda não mensuráveis no final de 2018.
Com a capacidade da Inteligência Artificial denominada Alpha Zero, de aprender e evoluir SOZINHA, a empresa Deep Ming filiada ao Google colocou a tecnologia para funcionar e após espantosas 4 horas de treino e prática, conseguiu o feito de derrotar nada mais nada menos que o computador mais forte da modalidade Stockfish.
ISSO MESMO!! Somente com a capacidade de aprimoramento própria e com uma base de regras sobre o objeto de estudo a IA destroçou anos de desenvolvimento de um computador especializado nessa atividade, uma verdadeira revolução para o esporte e principalmente para tecnologia.
Como a máquina aprende?
As únicas coisas que a máquina recebeu foram as regras básicas do jogo e, a partir daí, o Alpha Zero ficava jogando contra uma segunda versão de si mesmo, de modo que ao final de cada jogo o sistema era capaz de analisar o que deu certo e o que não deu para melhorar. Repita isso milhões de vezes e logo você tem uma inteligência artificial especializada em uma tarefa.
Os paradigmas e barreiras do esporte das 64 casas e milhares de possibilidades, ganha ainda mais força com essa novidade e a revolução não para por aí, a empresa admite que seu objetivo é ir além dos jogos de tabuleiro e pretende estender para outras áreas seu campo de atuação e trabalho, como por exemplo na medicina e na engenharia.
Muito interessante não acham? Para mim ficam diversas perguntas e reflexões: Onde é capaz de chegar uma capacidade mental dessa? Será apenas benéfico ou haverá efeitos colaterais para a humanidade? Como lidaremos com as novas situações, com que frequência e para que será utilizada essa Inteligencia Artificial? Enfim questionamentos que apenas o tempo poderá responder.