Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
BACK

Tendências futurísticas na moda sustentável

Tendências futurísticas na moda sustentável
Entorno Criativo
Sep. 27 - 5 min read
000

A imagem das meias de lã de cabra há muito tempo perdeu a moda duradoura. E com razão, porque as tendências, desenvolvimentos e inovações são muito rápidas. O que nos espera no futuro quando se trata de roupas responsáveis?

Lenta moda, leasing, big data, personalização, entrega just in time. Certamente não faltam inovações e desafios quando se trata de tornar a moda mais sustentável. E com temas como transparência, design circular e reciclagem, 'grandes objetivos audaciosos e peludos' são a regra e não a exceção.

A boa notícia: há um conhecimento crescente - da ciência e da prática - sobre o caso de negócios da moda sustentável. Por exemplo, a Accenture descreveu cinco modelos de negócios para a economia circular que são diretamente aplicáveis ​​no mundo da moda. Pense em compartilhar plataformas, leasing e uso de materiais circulares.

Resultado de imagem para moda sustentável

Outra maneira pela qual a indústria da moda pode aproveitar oportunidades de negócios para a sustentabilidade? Fique de olho nas tendências futuras relevantes. Listamos os mais importantes.

Design holandês

Os benefícios ambientais das roupas produzidas localmente são óbvios. Se as peças de vestuário são feitas perto de casa, a cadeia de produção é mais curta - o que pode reduzir as emissões de CO2. Além disso, os riscos de condições de trabalho duvidosas são menores porque há uma boa visão de (uma parte) da cadeia de suprimentos.

Rótulos como Granny's Finest, Van Jos e Marjolein Elisabeth aproveitam a tendência para a produção local com seus pequenos workshops holandeses.

As iniciativas holandesas de reciclagem, nas quais os resíduos locais ganham uma segunda vida no nosso guarda-roupa, também se encaixam nessa tendência. A Loopalife faz isso com lã, Van Hulley com calças boxers, Ellen Willink com faixas, Kazmok com correias transportadoras e Naomi Rachèl Timan com sofás de couro.

Com base na popularidade do design holandês (interior), produtos locais e feriados perto de casa, um futuro brilhante aguarda pela moda da Holanda. Um ponto de atenção para o varejo: conte a história por trás dos designs e produtos holandeses. Nós simplesmente não podemos competir no preço com a moda tradicional dos países de baixos salários.

Além do algodão orgânico

A época em que o algodão orgânico desempenhou o papel principal na moda sustentável já passou há muito tempo. De fato, parece não haver fim para novos têxteis sustentáveis.

Nós até mesmo nos deparamos com plástico reciclado no tapete vermelho e nas passarelas. Por exemplo, Monique Collignon, que apresentou uma coleção de vestidos, macacões e sobretudos feitos de plástico reciclado durante a Amsterdam Fashion Week em julho.

Resultado de imagem para algodao organico

Para isso, a Collignon trabalha em conjunto com a Waste2Wear, uma empresa chinesa que transforma garrafas plásticas (nas quais a limonada é usada, por exemplo) em fios, a partir dos quais são feitos novos tecidos.

Outros tipos de resíduos de plástico, como redes de pesca que foram despejados em pisos oceânicos, também são adequados como materiais de alta qualidade. A Adidas lançou este ano a primeira coleção (edição limitada) de tênis em que foram processados ​​fios que fazem o Parley for the Oceans de antigas redes de pesca.

A empresa italiana Aquafil também comercializa uma fibra feita a partir de antigas redes de pesca. Econyl é popular com, por exemplo, La Perla e Finisterre, que usam o tecido em trajes de banho. Juntamente com a ONG Healthy Seas, meias também serão feitas.

Além de materiais sintéticos - incluindo versões de laboratório de seda e tecidos impressos em 3D e acessórios - novos materiais naturais também podem encontrar o caminho para o nosso guarda-roupa. Foi assim que O'Neill apresentou os primeiros chinelos do mundo feitos de couro de palma neste verão.

O designer de material holandês Tjeerd Veenhoven ajudou a marca de surf a subir nas lâminas das árvores indianas Arecapal. Você também pode aprender a fazer folhas de abacaxi, frutas, fungos e peles de peixe.

Um pouco mais controverso é o couro cultivado em laboratório (da empresa americana Modern Meadows) e as roupas de estrume de vaca (da designer de Eindhoven Jalila Essaïdi). E a Solar Shirt, uma camiseta com células solares que carregam um celular, ou o SpongeSuit, um biquíni que absorve substâncias nocivas do mar?

O conteúdo sustentável deste tipo de gadgets pode ser contestado, mas a mensagem é clara: mais e mais substâncias estão chegando ao mercado que podem contribuir para um guarda-roupa verde.

Fonte de inspiração: 

https://www.textilia.nl/Ondernemen/MVO_Nederland_-_Trends_voor_de_toekomst_van_duurzame_mode-160922121900#.W60qMHtKjDc

 


Report publication
    000

    Recomended for you